A CPFL Energia divulgou o calendário da chamada pública de projetos de eficiência energética (CPP) de 2023. Clientes da companhia, nos 687 municípios atendidos por uma das distribuidoras do grupo, poderão submeter suas propostas a partir de 15 de maio. Por meio deste programa, a CPFL avalia a viabilidade dos projetos apresentados e, no ano seguinte, financia a sua execução.
De acordo com a empresa, os projetos podem ser apresentados por prefeituras e câmaras municipais, hospitais e outras casas de saúde, serviços de água, esgoto e transporte público, empresas públicas e privadas, entre outras entidades. O critério central é que as ideias busquem executar projetos de eficiência energética nos locais. Os elementos de cada etapa estão disponíveis no link e o edital com todas as exigências para submissão dos projetos será divulgado em 15 de maio.
Para o gerente de eficiência energética da CPFL Energia, Walter Barbosa Júnior, as possibilidades de ações são amplas. Desde renovação da iluminação pública em uma cidade, até a troca de motores em sistemas de captação de água, todas as ideias que buscam um consumo mais consciente de energia podem ser submetidas na CPP e serão analisadas pela área técnica.
No ano passado, 47 propostas em São Paulo e no Rio Grande do Sul foram selecionadas e serão executadas neste ano com investimentos de R$ 25,3 milhões. As ideias foram apresentadas entre maio e julho do ano passado por prefeituras, hospitais, empresas, departamentos e serviços de água e esgoto e outras instituições.